Quando vamos nos mudar para outro país, pensamos, claro, na nossa saúde, nos atendimentos, e claro na qualidade de gira ao redor dessas áreas. Por isso, pensando em você, como sempre, nós da Trastevere Cidadania italiana trouxemos algumas respostas ao redor do Sistema de Saúde da Itália! Continue a leitura e descubra alguns pontos dessa área tão importante!
Existe saúde pública na Itália?
A saúde pública na Itália é, de ponto de vista, muito parecido ao SUS. Isto é, existe uma rede de saúde nacional, chamada Servizio Sanitario Nazionale – SSN. Mas, diferente do que se imaginam, a saúde pública na Itália não é universal – isto é, gratuita para todos e todas; cada pessoa tem que pagar uma taxa pelo uso do serviço baseado no próprio Imposto de Renda.
Para Cidadãos italianos:
Caso você tenha a Cidadania italiana, é imprescindível pedir a residência no Comune (prefeitura) onde você se encontra. Isso porque a residência sanitária, de competência da Azienda Sanitaria Locale (ASL) ou, dependendo da região, Azienda Unità Sanitaria Locale (USL), é ligada ao endereço de residência. Portanto, você só poderá se inscrever no SSN caso seja também residente no país.
Você sabe o que é IB2?
O IB2 é um acordo, muito vantajoso para nós brasileiros, já que este acordo sanitário entre o Brasil e a Itália preve a assistência médica para todo e qualquer cidadão brasileiro que esteja na Itália a turismo ou tenha se mudado para lá. O acordo entre os dois países também prevê a assistência médica para italianos que estejam no Brasil, temporária ou definitivamente.
Não perca seu sonho de vista! Compartilhe o seu passado com a Trastevere e juntos vamos conquistar o seu futuro promissor como cidadão italiano!