Renovar o passaporte italiano pode parecer um desafio, especialmente com as burocracias e detalhes exigidos pelos consulados. Para simplificar esse processo e transformar essa tarefa em um processo mais tranquilo, preparamos esse blog detalhando como funciona cada etapa e os documentos necessários para renovar o passaporte italiano. Confira!
Antes de mais nada, é fundamental salientar que o primeiro passo para solicitar o passaporte é estar com a cidadania italiana e o cadastro AIRE em dia. Como a atualização do AIRE pode levar até 180 dias, recomendamos iniciar o processo com pelo menos um ano de antecedência para evitar atrasos e complicações.
Quando o passaporte vigente estiver próximo do vencimento, você deverá solicitar um novo passaporte, como se fosse a primeira emissão. É possível solicitar um novo passaporte até seis meses antes do vencimento do atual. Dessa forma é possível verificar que os dados do seu cadastro AIRE estejam atualizados através do portal FAST IT.
Confira os detalhes em nosso artigo Mantenha seu AIRE atualizado para garantir que seu cadastro esteja em dia e facilitar a solicitação do passaporte italiano.
Para emitir o passaporte italiano, é necessário agendar primeiramente uma entrevista no consulado italiano responsável pela sua região. No Brasil, há seis consulados italianos. São eles:
Para saber mais sobre qual consulado italiano responsável por cada estado, confira nosso artigo Você conhece os consulados italianos no Brasil?
Cada consulado italiano possui um site e uma demanda específica para os processos de emissão. O consulado italiano de São Paulo e o consulado italiano de Curitiba, por exemplo, têm a maior demanda por processos de emissão, tornando-os os mais problemáticos para agendamentos.
O agendamento online é a parte mais desafiadora do processo de emissão do passaporte italiano. É preciso realizar o registro no portal Prenota@mi e monitorar as liberações de datas disponíveis no sistema eletrônico do consulado italiano.
Devido à alta demanda para agendamentos de emissão do passaporte italiano, o site do consulado italiano recebe uma quantidade massiva de acessos, o que dificulta o processo de agendamento.
Na data agendada, apresente os documentos originais e certifique-se de que os dados cadastrais estejam atualizados. O consulado verificará cada documento, e se faltar algum, não será possível emitir o passaporte. É importante reunir todos os documentos necessários que comprovem sua elegibilidade para a cidadania italiana.
Estes são os documentos necessários para iniciar o processo. Confira:
Se o passaporte for para um filho menor de idade, é necessário apresentar a autorização e documentação dos seus genitores. Além dos documentos já mencionados acima no nome de seus genitores.
Leia também: Cidadania italiana via judicial, administrativa e consular: qual a melhor opção?
o processo tende a ser simples, mas cada etapa requer muita atenção. nesse momento, estar com a equipe dedicada para cuidar de toda essa burocracia pode fazer toda a diferença para um processo bem-sucedido.
Contratar a assessoria especializada da Trastevere Cidadania, pode simplificar significativamente o processo de emissão e agendamento do seu passaporte italiano. Com a Trastevere, você não precisará se preocupar com os detalhes do processo. Além disso, forneceremos orientação completa para garantir que sua documentação, autorizações e formulários estejam de acordo para o dia agendado.
Se você deseja conhecer mais sobre os benefícios de nossa assessoria, além de valores e prazos para o agendamento do passaporte, entre em contato com a Trastevere Cidadania Italiana. Estamos prontos para esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo em cada etapa do processo.
Converse com nosso time através do e-mail: faleconosco@trasteverecidadania.com ou WhatsApp (11) 98712-8719
Acompanhe nossas redes sociais: @trasteverecidadania
Você pode se interessar: Como tirar seu passaporte italiano? Saiba como funciona