A cidadania italiana está entre as três mais poderosas do mundo e consequentemente é uma das mais requisitadas pelos brasileiros. Mas a pergunta que não quer calar: quem tem direito à dupla cidadania italiana? Hoje, nós da Trastevere Cidadania vamos te ajudar a responder essa pergunta!
A cidadania italiana é o status legal que reconhece um indivíduo como cidadão da Itália, com todos os direitos e deveres que isso implica.
A cidadania italiana é um direito para todos que atendem aos pré-requisitos estabelecidos pelas autoridades italianas. Além disso, a cidadania oferece diversos benefícios, como a liberdade para viver, trabalhar, estudar, ter acesso à saúde e viajar para diversos países sem a necessidade de visto.
Devido à Grande Imigração que ocorreu nos séculos 19 e 20, onde o Brasil se tornou uma das maiores colônias italianas fora da Itália. Durante os anos de 1870 e 1960, mais de1 milhão de italianos vieram ao Brasil em busca de um vida melhor e novas oportunidades de trabalho.
A grande maioria dos ítalo-brasileiros está localizada no sul e sudeste do Brasil, mas com toda certeza também temos ítalo-brasileiros nas outras regiões do país.
Hoje, o Brasil possui a maior comunidade italiana, com 30 milhões de descendentes de italianos, o equivalente a 15% da população. Aproximadamente 797 mil brasileiros também têm cidadania italiana.
Por esse motivo, muitos brasileiros buscam a cidadania e o passaporte italiano como caminho para novas oportunidades e qualidade de vida. Além da valorização da moeda e da economia europeia, que proporcionam boas oportunidades de negócios, investimentos e um mercado de trabalho sólido na Europa.
Até 1948, a legislação italiana não permitia que as mulheres transmitissem sua cidadania aos seus descendentes. Além disso, as mulheres italianas que se casavam com estrangeiros perdiam a cidadania italiana, e, consequentemente, não podiam transmitir a cidadania aos seus filhos.
A partir de 1948, a Itália passou a considerar que o vínculo familiar garante o direito à cidadania. Dessa forma, tem direito à cidadania italiana toda pessoa que possuir descendente italiano (mãe, avó, bisavó, tataravó). Não há limites de geração, desde que sejam cumpridas todas as exigências documentais pelo governo italiano.
Como descendente de italiano, independentemente de quantas gerações, você tem direito à cidadania italiana. No entanto, existem outras formas além da descendência para reconhecer a cidadania italiana, como o casamento e a naturalização.
Se você é casado com um cidadão italiano, pode solicitar a cidadania após comprovação de vínculo matrimonial por pelo menos 3 anos no civil. Se o casal possui filhos, o prazo exigido é de 1 ano e meio.
Além disso, é necessário também demonstrar integração na sociedade italiana, conhecimento básico da língua italiana e participação na vida comunitária, conforme exigido pelas autoridades.
Estrangeiros que residem legalmente na Itália por um período específico podem solicitar a cidadania italiana por naturalização.
A Itália reconhece a cidadania de estrangeiros que residem no país por dez anos ou mais.
É importante lembrar que para morar na Itália sem a cidadania, é necessário obter o visto de residência. O tempo de moradia não é contabilizado para casos de moradia irregular ou ilegal.
Além da residência contínua, os candidatos devem demonstrar conhecimento suficiente da língua italiana (geralmente através de um exame), estabilidade financeira e ausência de condenações criminais.
Reunir os documentos para a cidadania italiana sozinho pode ser um processo desafiador e complexo. Por isso, o ideal é contar com o auxílio de um assessoria especializada.
Para as situações em que não são localizados todos os documentos, o serviço de genealogia é a solução ideal.
Na Trastevere, oferecemos suporte especializado em pesquisa e genealogia para encontrar certidões e registros faltantes, mesmo aqueles que parecem inacessíveis.
Confira cada etapa do nosso processo de genealogia:
Após reunir todos os documentos, cuidamos da tradução juramentada e do apostilamento, garantindo que todos atendam aos requisitos legais para, assim, iniciar o processo de cidadania italiana.
Na Trastevere, somos especialistas em cidadania italiana. Estamos aqui para te ajudar a conquistar a cidadania italiana sem se preocupar com burocracias ou problemas. Com mais de 10 anos de experiência, temos orgulho de ter ajudado mais de 5.000 pessoas a realizarem o sonho de obter a cidadania italiana.
Investir na cidadania italiana é investir em um futuro promissor a você e seus filhos.Investir na cidadania italiana é investir num futuro promissor a você e aos seus filhos. É investir em estudo e trabalho de qualidade, experiências e oportunidades na União Europeia e muitos outros benefícios que a cidadania oferece!
Venha abrir portas para o seu futuro! Com nossa assessoria, a hora para transformar sua vida é agora!
Converse com nosso time através do e-mail: faleconosco@trasteverecidadania.com ou WhatsApp (11) 98712-8719
Acompanhe nossas redes sociais: @trasteverecidadania
Você pode se interessar: Como tirar cidadania italiana? Saiba como funciona