Se você é um leitor diário de nosso blog, sabe que o Dante Causa é aquele que lhe dá o direito de conquistar a cidadania italiana e suas documentações são mais que importantes para realizar seu processo, porém, muitos requerentes não sabem quais documentos ou certidões precisam ser reunidas, e muita das vezes, não reúnem documentos necessários. Por isso, hoje, nossa equipe de especialistas se reuniram para te mostrar quais são documentos necessários para dar início ao seu processo!
O Atto di Nascita:
Este documento é o principal, o seu documento chave para iniciar um processo de cidadania italiana. Este documento é como uma certidão de nascimento e com ela, comprova-se que o mesmo nasceu na Itália, logo, sendo um italiano com direito de passar sua cidadania.
Matrimônio:
Assim como todos outros requerentes, a certidão de matrimônio é necessário para o Dante Causa. Isso porque o seu Dante Causa pode ser seu pai, ou seu avô, assim, comprova ainda ais sua parentalidade com o mesmo, já que mostra o nome de cônjuges!
Óbito:
Quando tiver, a certidão de óbito também é necessária, porém, em alguns casos, como citamos acima, seu Dante Causa é vivo, porém, se houver o óbito, é necessário que apresente está certidão.
Devemos lembrar a CNN e a NR também são muito importantes para seu processo, porém, você sabe o que significa tais documentos?
O que é a NR?
A NR, de modo simples, é a sigla para a “Não Renúncia”. Este documento aparece nas fases finais da retirada da cidadania italiana, e vem da parte da comune responsável pelo processo que apenas pede a informação regulamentada de que o requerente não pediu a renúncia do processo para se tornar um cidadão italiano. Caso você esteja com um grupo de mais de um requerente, cada um terá que ter este pedido, ou seja, ele é individual.
Devemos lembrar a renúncia não é exigida nos casos de processo judicial, apenas para processos administrativos.
O que é a CNN?
A CNN significa “Certidão Negativa de Naturalização”. Ela é requerida bem no início do processo. Esta certidão comprova que o seu “Dante Causa” não se naturalizou ao chegar no Brasil, assim, te dando a possibilidade de continuar a retirada da sua cidadania. Essa informação é importante, pois se o mesmo se naturalizou Brasileiro, antes do nascimento dos filhos, infelizmente o direito é perdido, mas caso ele tenha se naturalizado depois do nascimento dos filhos, estes nasceram italianos e, portanto, herdaram o direito à Cidadania.
Ou seja, os dois documentos apresentados são muito importantes na hora da retirada da sua cidadania e apesar de serem distintos, são passos marcantes do seu processo, mas, não se engane que só com isso você pode começar o seu processo. Há, ainda alguns outros documentos necessários (clique e leia sobre os documentos necessários) e por isso, a nossa equipe de especialistas da genealogia está esperando por você!
Entre em contato com a nossa equipe da genealogia!
Além da nossa equipe de genealogia, há uma assessoria inteira te esperando para realizar o seu sonho! Entre em contato com a Trastevere Cidadania e seja um cidadão italiano e tenha direito a benefícios assim como os italianos!
Saiba mais sobre a Itália:
O AIRE.
O que o SPID?
O Club di Giulietta.