Assim como existe as duas vias principais para se realizar a cidadania italiana, sendo a Administrativa e Judicial, ainda existe a Consular, a qual o requerente espera em uma fila online para apresentar seus documentos. Se você é um destes requerentes, saiba que você precisa de uma pasta de documentos para a comprovação de seu direito.
Esta pasta consiste em uma montagem, reunindo todos os documentos necessários para o reconhecimento da cidadania Italiana, sendo eles: Certidões brasileiras necessárias junto aos Cartórios Civis competentes; Tradução e apostilamento das certidões brasileiras; Emissão da CNN – Certidão Negativa de Naturalização.
Está pasta, muitas das vezes, pode se tornar complexa quando realizada de modo “da solo”, ou seja, sozinho. Com isso, a sua melhor opção para que seu processo via consular seja realizado de modo certo, é entrar em contato com uma assessoria especializada que possa lhe ajudar nesta montagem, e esta assessoria é a Trastevere Cidadania italiana!!
Qual a diferença entre montagem de pasta e apostila de Haia?
A montagem de pasta, como já explicado, é a reunião de todos seus documentos e certidões necessários para o reconhecimento de sua cidadania italiana, já a Apostila de Haia é o que irá garantir que seus documentos brasileiros são originais, válidos e legítimos, sendo eles públicos ou privados.
Apostila de Haia derivou-se da Convenção de Haia, um tratado internacional, aderido em agosto de 2016 pelo Brasil, que trata de desburocratizar a utilização de documentos que serão utilizados fora do país, assim, sem a necessidade da legalização consular.