Algumas pessoas iniciam o processo de cidadania e genealogia italiana, se deparam com termos que não são familiares no cotidiano.
Por exemplo: Dante Causa. Você sabe o que é? 🤔
Bom, já discutimos alguns desses termos em posts do nosso Instagram @trasteverecidadania. No entanto, para facilitar o entendimento destes termos, preparamos um pequeno glossário com os principais termos utilizados no processo de cidadania e genealogia italiana para que você fique por dentro de cada nomenclatura e seus significados.
Confira agora os principais termos utilizados nos processos:
- Comune: é a comunidade local, do tamanho de um bairro, que possui autonomia administrativa assim como uma prefeitura para certos assuntos civis.
- Juris ou ius sanguinis: significa ”direito de sangue”, que possibilita e valida o reconhecimento da sua cidadania para descendentes.
- Tradução Juramentada: é o procedimento que traduz e valida documentos emitidos em outro país.
- AIRE: é o Registro Civil dos Italianos Residentes no Exterior, que necessita de atualização sempre que houver nascimento de filho, adoção, casamento, divórcio, mudança de endereço, entre outras mudanças nos dados civis de cidadãos italianos.
- Antenato: é um dos termos mais utilizados no processo de cidadania e genealogia italiana. Refere-se ao ascendente ou qualquer familiar italiano que veio antes de você na sua linhagem, como: pai, mãe, avô, avó, bisavô ou bisavó, entre outros.
- Vigile: é como se fosse uma polícia municipal do Comune. A vigile verifica os pedidos de residência, tanto de italianos quanto de estrangeiros, ou os pedidos de reconhecimento da cidadania italiana.
- Análise Documental: é uma forma de analisar a viabilidade do processo de reconhecimento da cidadania por via judicial ou administrativa, e averiguar se há alguma divergência nos dados das certidões.
- Dante Causa: refere-se ao ascendente que te deu o direito ao reconhecimento da cidadania italiana, pois ele é o italiano da sua linhagem.
- Apostila de Haia: é um certificado que comprova a veracidade dos documentos utilizados nos processos a serem apresentados aos órgãos internacionais. Cada documento é apostilado duas vezes: antes e depois da tradução.
- Retificação: é a correção necessária nos documentos da cidadania, podendo ser via administrativa ou judicial.
- CNN: é a Certidão Negativa de Naturalização que comprova que seu ascendente italiano não se naturalizou brasileiro.
- Inteiro Teor: é o termo que se refere a versão completa de um documento, com todas as anotações, informações e averbações do direito civil.
- Transcrição: quando é necessário realizar um registro no Brasil de um documento que veio de outro país, o mesmo passa por um transcrição para ter validade.
Esperamos que agora tudo esteja mais claro para você!
Estamos aqui para guia-lo em cada passo do processo em busca da cidadania italiana! Desde a pesquisa genealógica até a obtenção dos documentos necessários, nossa equipe está preparada para orientá-lo de forma eficiente e personalizada. Entre em contato e inicie essa emocionante jornada.
Estamos ansiosos para fazer parte da realização do seu sonho de se tornar um cidadão italiano!
Converse com nosso time através do e-mail: faleconosco@trasteverecidadania.com ou WhatsApp (11) 98712-8719
Acompanhe nossas redes sociais: @trasteverecidadania
Você pode se interessar: Faça sua pesquisa genealógica italiana