Na Trastevere Cidadania Italiana, estamos sempre focados em fornecer informações sobre cidadania. Mas hoje, vamos mudar de rota e celebrar uma marca icônica da cultura italiana: a Vespa Italiana! Em 2023, a Vespa comemora 77 anos de história desde seu lançamento em 1946. Vamos viajar no tempo e explorar a trajetória dessa amada scooter, que se tornou um símbolo eterno da elegância e inovação italiana.
A Vespa italiana ganhou fama ao ser lançada em um período pós-Segunda Guerra Mundial, em 1946, e rapidamente se tornou especial por ser a primeira scooter do mundo. Enrico Piaggio, inspirado por Henry Ford, queria criar uma moto acessível para um grande número de pessoas.
Com o objetivo de tornar o transporte mais democrático, ele utilizou motores pequenos que haviam sido empregados nos aviões militares fascistas e que agora estavam disponíveis. A Vespa não apenas marcou um marco na mobilidade, mas também simbolizou a inovação e a esperança de um novo começo para a Itália pós-guerra.
Antes da apresentação, no começo do planejamento da primeira scooter do mundo, Enrico Piaggio estava motivado a criar uma moto barata que estivesse ao alcance de um grande número de potenciais compradores, sendo inspirado por Henry Ford. Para ajudar na sua motivação, Piaggio tinha ao seu lado milhares de pequeninos motores que antes, fora utilizados para dar as partidas nos aviões que eram usados no exército facista (já não mais utilizados).
Em 1943 estava pronta a primeira vespa, ou o seu protótipo que foi apelidada de Paperino. Este apelido foi dado pela semelhança entre a scooter e o personagem do Walt Disney, Pato Donald. Mesmo com um protótipo pronto e com muita inovação, este projeto não havia agradado o chefe do grupo Piaggio, e assim surgiu o engenheiro D’Ascaino. D’Ascaino surgiu com o intuito de redesenhar a scooter, mas, infelizmente, motocicletas não o agradava.
D’Ascaino implementou na scooter todos seus conhecimentos de aeronáutica e até cobriu o conjunto com carenagem, para assim, a moto lembrar um avião e não parou por ai. O engenheiro ainda se inspirou nas rodas de pouso de aviões, fazendo assim, a roda dianteira se fixar apenas com uma bengala. Além disso, as moto foi equipada com três marchas e a mesma chegava até 60km/h.
O nome não veio por acaso. Muitos não sabem, porém, ao fazer todas as modificações, o protótipo foi mostrado ao Piaggio que quando ouviu o barulho da scooter, disse “Parece uma Vespa!”. Pronto, seu nome estava feito e prestes a estar na boca dos povos! Foi com este mesmo nome que a scooter teve a patente em 1946.
Como comentamos no começo esta viagem, a agora, famosa vespa foi apresentada aos italianos em 1946 e logo foi para o mercado. No seu primeiro ano 2.484 scooter foram para a compra do público e no próximo ano, este número virou 10.535. O sucesso se deu a principalmente tempo que se viviam os povos.
A passagem da vespa pelo brasil foi bem rapidamente e o seu sucesso aconteceu 30 anos depois, na década de 80 quando a versão PX 200 foi lançada. Nesta época, esta moto foi a segunda mais vendida no país, ou seja, passagem rápida e marcante!
A Scooter comemorativa trouxe consigo um assesto de couro cinza claro, aros das rodas pintados, detalhes cromados e claro, o emblema no para-lama dianteiro. Ainda veio o bagageiros traseiro, uma enorme diferença na Vespa comemorativa. Claro, além de ter todas essas mudanças, tem toda essa história de sucesso que com certeza faz total a diferença ano seu sentimento de conhecer uma vespa.
Se você quer mudar o seu futuro utilizando suas raízes italianas, nós podemos te ajudar! Com a Trastevere Cidadania Italiana, seu sobrenome italiano abre portas para uma série de benefícios, como o direito de viver na Europa, obter residência, estudar e aproveitar uma qualidade de vida superior. Tudo isso de forma simples e sem complicações. Deixe a Trastevere cuidar da burocracia enquanto você foca no que realmente importa!
Venha abrir portas para o seu futuro, com uma assessoria de qualidade e que respeita o seu sonho!
Acompanhe nossas redes sociais: @trasteverecidadania
Converse com nosso time através do e-mail: faleconosco@trasteverecidadania.com ou WhatsApp (11) 98712-8719
Você pode se interessar: Como tirar cidadania italiana? Saiba como funciona