Antes de fazermos o verdadeiro Panettone, vamos conhecer um pouco mais da história deste pão italiano que encanta milhares de pessoas ao redor do mundo!
A história por trás do nome:
Você já escutou por aí que o Panettone, na verdade, foi um erro de um confeiteiro chamado Toni? Sim, exatamente. O confeiteiro italiano, Toni, na cidade de Milão, fazia, ao mesmo tempo, uma fornada de pães e uma massa de torta, a pedido de seu chefe. Por estar muito cansado, acabou colocando as frutas da torta na massa de pães e tentou consertar a falha acrescentando também frutas cristalizadas, manteiga e ovos na receita. Ao levar a “torta de pão” para seu chefe, ele foi surpreendido com essa criação de última hora. O resultado, como você sabe, foi um sucesso em toda a cidade e hoje um sucesso pelo mundo. Por isso, na tradução ao português, Panettone significa Pão de Toni.
A receita de Panettone:
Agora que já sabemos a história desta delicia italiana, está na hora de por a mão na massa!
Ingredientes:
E caso você prefira o Chocottone, basta substituir as frutas por 850 g de chocolate.
Modo de preparo:
O modo de preparo é bem simples. Comece dissolvendo em uma vasilha, o fermento e a água morna e depois uma colher de sopa de açúcar e 6 colheres de sopa de farinha, assim que misturar bem, deixe dobrar o volume por 10 minutos. Enquanto cresce, bata as claras em neve numa bacia. Adicione as gemas, 2 xícaras de açúcar e depois o fermento da vasilha, a manteiga derretida, o sal, o leite morno e as essências. Deixe descansar por quase 15 minutos, então adicione a farinha e deixe descansar por 10 minutos. Enfarinhe uma mesa não muito pequena, abrir a massa com rolo, enfarinhando pra não grudar na mesa ou no rolo. Passe a manteiga na massa aberta para folhar, espalhar as frutas e as uvas passas (ou chocolate se preferir). Enrole como um rocambole, abra novamente com o rolo, passar manteiga novamente, dobrar em 3. Abra novamente com o rolo, e fazer um rocambole novamente e assim dividir em 3 partes. Coloque na forma e deixe crescer crescer 70 minutos. Asse em forno médio por cerca de 50 minutos e quando já estiver morno colocar em sacos plásticos.
Agora, se você quer sentir o gosto do panettone italiano e quer sentir o que é passar o natal na Itália e construir uma história cheia de oportunidades que vão muito além da culinária, está na hora de retirar a sua cidadania italiana com a Trastevere Cidadania!
Não perca as matérias da semana:
Novidades de 2023!
Mitos e verdades da cidadania italiana.
O investimento da sua vida, a cidadania italiana!