Quando o assunto é Itália, nós nos surpreendemos cada vez mais! A cultura italiana é a mais rica e por isso subiu no ranking e o lidera como cultura mais influente do mundo! Mas você já parou para se perguntar o por quê?!
Um museu a céu aberto:
Não podemos negar que a Itália é conhecida por ser um museu a céu aberto, assim como sabemos da forte cultura que a Itália apresenta ao mundo. Um dos museus mais famosos do mundo se encontra na Itália, em conjunto com outros quase 3.000 abertos a visitas diárias.
Na arte, encontramos pintores que marcam tais museus e encantam a quem passa no local. Leonardo da Vinci, talvez o mais conhecido mundialmente, marca sua trajetória ao espalhar “Monalisa e sua teoria”. Caravaggio também se reúne a Da Vinci, assim como Michelangelo!
Quando chamamos a Itália de museu a céu aberto, tem motivos de tantas esculturas estarem espalhadas pelas regiões, como por exemplo a Fontana di Trevi.
No início, a Fontana era como uma bacia simples, muito diferente do que se vê atualmente e só foi modificada por Nicola Salvi, um famoso escultor italiano, no século XVIII. Após redesenhar a futuro Fontana di Trevi, ele deu início aos projetos no ano de 1732 e após sua morte em 1751, o pintor e arquiteto Giuseppe Pannini, deu continuidade a tão formosa fonte, que teve sua inauguração em 1762. A Fontana di Trevi é a fonte mais bonita de Roma. Com 20 metros de largura por 26 metros de altura, a Fontana di Trevi é também a maior fonte da cidade.
Estima-se que pelo menos 50 patrimônios da humanidade estejam na Itália. Entre eles, o Coliseu em Roma, o Duomo de Milão, o centro histórico de Florença, a Torre de Pisa, as cidades de Veneza e Verona são alguns dos mais conhecidos.
O sabor ao redor do mundo:
A cultura italiana por parte da culinária também não deixa a desejar, nem um pouco. A culinária italiana está espalhada ao redor do mundo, com suas massas, suas pastas e doce. Por já termos outros costumes, a pizza por exemplo, é totalmente diferente do que encontra-se na Itália, porém, o legado italiano está em nossos mesas com o macarrão ao sugo, ou aos domingos com pizzas, enfim, a marca italiana está onde prestarmos atenção!
É da Itália que surgiu o famoso Canolli, ou a Panna Cotta. Foi lá que surgiu o famoso Carbonara, ou o costume de comer queijo e saborear um vinho, assim como o pão.
A Itália, no geral, pode lhe apresentar cerca de mais de 300 tipos de pães diferentes, e o mais famoso é o Panettone.
Você já escutou por aí que o Panettone, na verdade, foi um erro de um confeiteiro chamado Toni? Sim, exatamente. O confeiteiro italiano, Toni, na cidade de Milão, fazia, ao mesmo tempo, uma fornada de pães e uma massa de torta, a pedido de seu chefe. Por estar muito cansado, acabou colocando as frutas da torta na massa de pães e tentou consertar a falha acrescentando também frutas cristalizadas, manteiga e ovos na receita. Ao levar a “torta de pão” para seu chefe, ele foi surpreendido com essa criação de última hora. O resultado, como você sabe, foi um sucesso em toda a cidade e hoje um sucesso pelo mundo. Por isso, na tradução ao português, Panettone significa Pão de Toni.
As marcas são mais que etiquetas:
Diferente de como imagina-se, as marcas famosas da Itália são historicamente respeitadas e se tornaram um luxo mundialmente. Ferrari, Lamborghini, Valentino, Armani, Versace, Dolce & Gabana são apenas algumas das marcas que tornam a Itália e a Galleria Vittorio Emmanuele um glamour a parte.