Quando conquistamos a cidadania italiana, conquistamos também o direito de não só transitar, mas também de morar em qualquer região italiana ou qualquer região da União Europeia. Muitos, pela qualidade de vida e de saúde que a Itália nos dá, além de nos dar milhares de oportunidades estudantis e profissionais, estabilizam sua vida no país da bota, e muitos dos sonhadores, procuram saber qual melhor região italiana para começar uma nova vida, qual seria a melhor? Saiba abaixo!
No geral existem cinco regiões na Itália: Região Noroeste, Região Nordeste, Região Central, Região Sul e Região Insular. Cada uma das cinco regiões da Itália é dividida em estados, dentro deles encontramos as províncias, que são as principais cidades dentro de cada estado.
Região Noroeste
Pode se dizer que a região Noroeste é uma boa candidata no quesito qualidade de vida, pois, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Economia e das Finanças Italianas mostra que 7 das 10 cidades mais ricas da Itália estão localizadas na região Noroeste o que também pode ser um ótimo alvo para aqueles que desejam uma carreira profissional, pois as mesmas cidades oferecem ótimas oportunidades de trabalho. A Lombardia, um dos estados que fazem parte da região noroeste, possui como capital a cidade de Milão, um dos grandes polos industriais da Itália.
Região Nordeste
Já nesta região, o destaque irá para toda parte de expressão cultural como arte, cultura, economia e segurança. A Região Nordeste oferece excelentes oportunidades na carreira profissional, assim como na carreira estudantil. A região do Vêneto, por exemplo, possui uma taxa de desemprego de apenas 5,8%, contra os 10% da média nacional.
Região Central
Apesar do que falamos acima, nada se compara a região central italiana. Pisa, Roma, Florença e Siena. Apesar de não ser a região mais rica, é uma região cheia de oportunidades e experiências que são definidas pela cultura, gastronomia e arte. A grande aposta dentro da região central para brasileiros que querem imigrar para a Itália em busca de um emprego é a cidade de Roma. Roma, sendo a capital italiana, é sede de diversas empresas nacionais e multinacionais, além de funcionar como um importante centro industrial europeu.
Região Sul e Insular
Muitos falam sobre a região Sul ser uma região voltada para visitas e passeios, pois infelizmente não há muitas oportunidades de emprego, mas há diversos monumentos históricos e tradições milenares.
A Região Insular, por ser completada por ilhas, acaba sofrendo a mesma questão da Região Sul, a falta de muitas oportunidades, mas há uma imensa oportunidade de passeios e turismo.
Qual melhor região para viver na Itália?
Isso depende muito do que procura para seu estilo de vida.
Caso procure algo mais movimentado, com certeza o centro italiano é a sua melhor opção, mas também há aqueles que procuram um lugar mais calmo, já para se aposentar, ou também há aqueles que não escolhem lugares relacionados a oportunidades de emprego, mas também, escolhem por seus ascendentes, honrando o lugar da família.
Como morar na Itália?
Você pode morar na Itália sem burocracias e com maior liberdade com a cidadania italiana! Entrando em contato com a Trastevere Cidadania você pode realizar o seu sonho de ser um ítalo-brasileiro e ter acesso a não só a Itália, mas também a todos os países da União Europeia!