Embora falemos muito sobre nosso querido passaporte vermelho, hoje apresentaremos o significado das cores dos passaportes pelo mundo. Você certamente já viu passaportes de diferentes cores – verde, azul, preto, além do nosso vermelho. Cada um deles carrega significados históricos e culturais. Por isso, vamos explorar juntos o que cada cor representa.
Atualmente, encontramos cinco cores diferentes de passaportes pelo mundo: verde, vermelho, azul, preto e branco. Confira o significado de cada cor de passaporte!
A cor vermelha no passaporte é destinada aos membros da União Europeia, tendo uma exceção da Croácia e Reino Unido. Este passaporte envolve a teoria de que a cor representava no passado as nações comunistas. Apesar de ser uma teoria muito famosa, ela não foi comprovada, afinal, países como Cuba e Laos, que seguem os regimes comunistas possuem passaporte azul-marinho.
Sendo conhecida pela cor do nosso passaporte brasileiro, o passaporte na cor azul é um dos mais famosos. A coloração representa o novo mundo, se inspirando na época das colonizações. Adotado por países na América como Brasil, Canadá, Argentina, Estados Unidos, Guatemala, Paraguai, Costa Rica e Venezuela.
Os países muçulmanos escolhem a cor verde para seus passaportes por questões religiosas, acreditando ser a cor preferida do profeta Muhammad ou Maomé. A cor verde também aparece nos passaportes dos países da África Ocidental, como Nigéria, Gana, Senegal e Costa do Marfim, entre outros membros da CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental).
Escolhida por alguns países africanos como Botswana, Zâmbia, Burundi, Gabão, Angola e Congo, o passaporte de cor preta é um dos mais raros de se encontrar. Na Nova Zelândia, o passaporte preto também é adotado por razões culturais, em homenagem ao time All Blacks, que acabou tornando essa cor representativa do país.
Mais raro que os de cor preta, o passaporte de cor branca. Adotado pela Índia, ele é para funcionários especiais do governo indiano. os EUA também utilizam esse passaporte para aqueles cidadãos que desejam reentrar no país após morar no exterior por mais de um ano.
O Brasil apresenta quatro cores diferentes de passaportes, variando entre o azul escuro, azul celeste, amarelo, marrom e vermelho. Cada uma delas possui objetivos específicos. Veja:
O passaporte italiano sempre se destaca, já que, o mesmo é o mais poderoso de toda a Europa e por lhe proporcionar vantagens únicas como residir, trabalhar e estudar no território europeu, além de ter o acesso facilitado aos Estados Unidos, podendo repassar sua cidadania aos seus futuros e ainda aproveitar a segurança da Itália (considerada uma das melhores da Europa) e também aproveitar sua qualidade de vida!
O passaporte italiano se destaca principalmente por ser o mais poderoso de toda a Europa. Ele oferece vantagens únicas, como a possibilidade de residir, trabalhar e estudar em todo o território europeu. Além disso, facilita o acesso aos Estados Unidos sem necessidade de visto e permite repassar a cidadania aos seus descendentes.
A Itália é conhecida pela sua segurança, considerada uma das melhores da Europa, e por oferecer uma excelente qualidade de vida.
Com mais de 10 anos de experiência, foram mais de 5.000 cidadanias e 7.000 passaportes conquistados. A Trastevere Cidadania Italiana oferece uma assessoria completa, desde a pesquisa genealógica, tradução e apostilamento e envio de documentos, transformando o complexo processo de obtenção da cidadania italiana em uma experiência tranquila e eficiente.
Possuir um passaporte italiano abre um mundo de possibilidades para você e sua família! Confie na Trastevere para conduzir seu processo com profissionalismo e dedicação. Converse com nosso time através do e-mail: faleconosco@trasteverecidadania.com ou WhatsApp (11) 98712-8719
Acompanhe nossas redes sociais: @trasteverecidadania
Você pode se interessar: Passaporte Italiano é o mais poderoso em 2024