A Itália é conhecida, claro, pela sua beleza e história, porém ela também é conhecida pelas suas obras de arte! Hoje, nós da Trastevere Cidadania Italiana vamos entrar a fundo no mundo da arte italiana e te mostrar mais uma qualidade do país da bota!
Em primeiro lugar, devemos lembrar que elas são acessíveis para se apreciar presencialmente, então, a equipe da Trastevere Cidadania deixa desde já a recomendação de visita-las e conhece-las de uma forma incrível!
A primeira obra que vamos citar é a obra Pietà, de Michelangelo.
A primeira versão de Pietà ficou conhecida como Pietà Vaticana, por ser encontrada dentro da Basílica de São Pedro no Vaticano. Michelangelo conseguiu finalizar a Pietà Vaticana em apenas um ano e foi deixada para a Capela de Santa Petronilla e após vinte anos permanecendo no local, esta versão da Pietà foi transferida para a Basílica de São Pedro ficando por uns tempos na sacristia e então passou a ficar no seu atual local, na primeira capela à direita da Basílica.
Hoje, ela está protegida por vidros que são a prova de balas, já que e 1972 ela sofreu um ataque. Claro, apesar de ter que mantermos uma distância da obra, isso não deixa de torna-la especial e importante. Pietà Vaticana é a primeira versão que se localiza na Itália e você pode visitá-la, fazendo um tour que pode te deixar maravilhado durante 3 horas, onde você pode visitar a Basílica, a Cúpula e as Criptas por €33 por pessoa, em Roma!
Michelangelo e a Capela Sistina:
A capela Sistina é um marco no mundo da arte e Michelangelo foi um dos responsáveis para esta contribuição. Apesar de ele ser um, dos quatro pintores desta capela, Michelangelo atuou na parte mais marcante: o teto. Ele demorou em torno de quatro anos para finalizar sua obra e apesar de ser “muito tempo”, o artista teve um elevado nível de dificuldade. Ele trabalhava em cima de um andaime de nada mais que 16 metros de altura, deitado e pintando sobre sua cabeça. isso fazia a tinta do teto pingar diariamente em sua testa e pela má posição, o artista sentia cãibras e mal conseguia ler as cartas que seus familiares lhe enviavam.
Panteão:
Por si só, este lugar deveria ser considerado uma obra de arte! Ele carrega uma história de mais de 2 mil anos e seu nome significa todos os deuses, já que ele foi erguido prestando esta homenagem. Aos que muitos não sabem, o panteão foi reconstruído no total três vezes, e o último ainda permanece no lugar que conhecemos, Piazza della Rontonda, em Roma. Você tem opções de conhecer o lugar de forma gratuita e também tem a opção de conhece-lo com um guia auditivo por apenas €8,50.
Agora, existem milhões de outras belíssimas obras de arte, incluindo a própria Itália, já que o país consegue encantar em todos os sentidos, desde sua culinária, até as suas regiões! Mas claro, para conseguir aproveitar tudo isso e muitas outras belezas que envolvem o país da bota, você precisa iniciar hoje a sua cidadania italiana! com ela, você pode desfrutar de todos os benefícios que um cidadão italiano, além de poder aproveitar toda a cultura italiana que com certeza irá te surpreender no quesito história e muitas lembranças boas!