Quando falamos sobre a cidadania italiana, existem termos, que falamos muitas das vezes, pessoas de fora do meio, acabam se perguntando seu significado, por isso, nós da Trastevere Cidadania iremos te explicar um pouco sobre ele!
Em um post anterior do blog, nós comentamos sobre “Os Termos Mais Utilizados no Processo de Cidadania Italiana!” e entre eles, estava o termo “Dante Causa”, que resumimos em: se refere ao ascendente que te deu o direito ao reconhecimento da cidadania italiana: ele é o italiano da sua linhagem, que muitas vezes é seu avô ou bisavô, ou trisavô; porém, não é só isso.
Seu significado:
De modo literal, o Dante Causa é aquele, óbvio, que dá a causa, ou seja, é ele que vai confirmar a sua descendência familiar, é ele que nasceu na Itália, podendo ser, como citamos a cima, seu avô ou bisavô, ou trisavô, etc., já que a cidadania italiana não tem limites para gerações.
Qual a importância do Dante Causa?
Se tem alguém que é importante na sua retirada de cidadania italiana é o seu Dante Causa. Ele, muito provável, não só nasceu na Itália, como provável que viveu no país da bota e carregou seu sobrenome até o Brasil, chegando a você. Podemos dizer que se sua família tem alguma tradição que se pareça com as italianas, certamente ele foi o responsável.
Existem histórias, onde o Dante Causa carrega gírias, canções, culinária e gestos, isso torna a sua família única e com uma história digna da cidadania italiana!
Dante causa ou Antenato?
Não confunda! Os dois são parecidos, mas não são as mesmas coisas. Como já dissemos, o Dante Causa se refere ao ascendente que te deu o direito ao reconhecimento da cidadania italiana: ele é o italiano da sua linhagem, que muitas vezes é seu avô ou bisavô, ou trisavô, já o Antenato se refere ao seu ascendente ou qualquer familiar que veio antes de você na sua linhagem, como seu pai, sua mãe, avô, avó, bisavô ou bisavó, entre outros ascendentes que irão fazer a diferença na comprovação da sua cidadania!
Agora que você já conhece o que é a importância do seu Dante Causa, está na hora de honrar o sobrenome dele, por meio da cidadania italiana com a Trastevere! Fazer a cidadania italiana não é apenas ter um dos passaportes mais poderosos, é resgatar a história da sua família, é honrar a luta dos seus antepassados, é deixar essa valiosa herança para futura geração, é perpetuar a cultura italiana e é ter a oportunidade de pouco de abrir as portas do seu futuro para a Europa!