Em fevereiro de 2024 serão comemorados os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil. Nós da Trastevere Cidadania Italiana não poderíamos ficar de fora desta data tão importante e especial que homenageia e relembra a trajetória que nossos antepassados italianos percorreram até aqui.
Este marco uniu duas histórias de países tão diferentes, que resultou no surgimento de uma cultura Ítalo-brasileira que se estendeu por séculos e é transmitida de geração para geração.
Em 1874, o navio La Sofia atracou no porto de Vitória, no Espírito Santo, abrindo as portas para uma grande migração impulsionada por fatores como a pobreza e a unificação da Itália. Estima-se que mais de 30 milhões de italianos deixaram seu país natal entre 1870 e 1920, e o Brasil se tornou um dos principais destinos, acolhendo cerca de 5 milhões de imigrantes.
Com muita coragem, em busca de novas oportunidades e melhores condições de vida, nossos antecedentes enfrentaram muitos desafios nesta nova terra.
A maioria se estabeleceu em áreas rurais, onde trabalharam intensamente na agricultura, principalmente no cultivo de café. As dificuldades eram imensas: clima adverso, doenças, saudade da terra natal e a dura realidade do trabalho braçal.
Com muita perseverança e com o passar dos anos, os imigrantes foram se restabelecendo e construindo novas histórias, famílias e pouco a pouco, contribuindo para uma nova cultura unificada.
A influência italiana na cultura brasileira é vasta e multifacetada. A culinária, por exemplo, é um dos exemplos mais marcantes, com pratos como pizza, macarrão, polenta e risoto que se tornaram parte da dieta cotidiana do brasileiro. A música também foi profundamente influenciada, com a introdução de instrumentos como a sanfona e o acordeão, além de ritmos como a tarantela e a valsa.
Outras áreas que demonstram a forte presença da cultura italiana no Brasil são a arquitetura, com seus belos edifícios e monumentos; a literatura, com autores como Italo Svevo e Erico Verissimo; e as artes plásticas, com artistas como Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral.
Atualmente, estima-se que cerca de 30 milhões de brasileiros descendem de italianos, o que representa cerca de 15% da população. Essa herança se manifesta nos sobrenomes, costumes, culinária e até mesmo no dialeto local, com expressões como “La Dolce Vita” e “Mamma Mia”.
A nova geração de Italianos, atualmente é composta geralmente pela quarta ou quinta linhagem de descendentes, e os mesmos estão em busca de resgatar suas raízes e direitos por meio da cultura e cidadania italiana!
Além de celebrarmos e homenagearmos a vida e trajetória desses imigrantes, nossos antepassados, celebramos toda origem da cultura italiana no Brasil.
Acompanhe nossas redes sociais: @trasteverecidadania e @trasteveregenealogia
E você pode hoje mesmo resgatar suas raízes e se tornar um cidadão italiano por direito!
Na Trastevere temos um time preparado de genealogistas e outros profissionais da área que podem te ajudar em cada etapa da sua cidadania italiana.
Não tem o sobrenome, certidões ou conhece a origem de seus antepassados? Nós também podemos te auxiliar! Não deixe para depois, aproveite esta data especial e dê entrada hoje em seu pedido de cidadania com a Trastevere!
Entre em contato e receba um orçamento para sua cidadania italiana, além do passo a passo de cada etapa para conquistar a dupla cidadania italiana.
Converse com nosso time através do e-mail: faleconosco@trasteverecidadania.com ou WhatsApp (11) 98712-8719
Você pode se interessar: Como tirar cidadania italiana? Saiba como funciona